Olá, meninas!
O post de hoje será de grande ajuda para muitas noivinhas: os primeiros passos do planejamento do grande dia e a escolha do estilo de casamento. Darei algumas dicas baseadas na minha experiência como noiva (que está casando pela segunda vez com o mesmo marido).
A primeira coisa que você e seu noivo devem fazer - o que não deve ser novidade - é ter uma conversa sobre o ORÇAMENTO, ou seja, qual o valor que vocês estão dispostos à gastar, se vão fazer festa ou não... Conversem bem francamente sobre como vocês podem poupar dinheiro, o quanto que cada um vai poder contribuir e se vocês terão alguma ajuda dos pais ou de algum parente. Geralmente, quando os noivos não receberão ajuda e se o noivo ganha mais que a noiva, a divisão é 60% dos gastos pro noivo e 40% para a noiva, por exemplo.
Tendo isso em vista, vocês devem definir qual o ESTILO DE CASAMENTO de vocês, pois é a partir dessa ideia e do orçamento que vocês devem começar a fazer a LISTA DE CONVIDADOS. Dependendo do tipo de casamento que vocês querem, o número de convidados varia muito. Por exemplo, se vocês optarem por um mini-wedding, que é um casamento mais intimista, devem ter no máximo 100 convidados. É o número de pessoas e o estilo do casamento que definem a maior parte dos gastos do casamento...
Depois de decidir o estilo, escolham o LOCAL que mais vai se adequar ao seu estilo, número de convidado e orçamento e vejam as datas disponíveis. Para escolher a DATA do seu grande dia, você deve levar em conta se essa data significa algo pra você ou o quanto vai precisar guardar de dinheiro e quanto tempo você vai levar para consegui-lo. Porque depois dessas coisas definidas, fica bem mais fácil correr atrás dos fornecedores e adequar seu orçamento ao seu SONHO. Isso é só o começo do planejamento! Logo trago mais dicas para ajudar vocês!
Para ajudar com a questão de estilos de casamento, vou colocar alguns exemplos com fotos de duas pessoas muito queridas para mim: a Lara e a Katarina. Elas vão fotografar o meu casamento religioso que está chegando...
Casamento no campo:
Pode ser realizado em chácaras, fazendas ou sítios. É um casamento mais em contato com a natureza e geralmente a cerimônia é realizada pela manhã ou no final da tarde para que a luz natural seja aproveitada nas fotos. Nesse tipo de casamento fica mais fácil economizar na decoração, já que a natureza tem uma beleza por si só. Se você optar por esse tipo de casamento e quiser benção religiosa, procure saber se o celebrante da sua religião vai realizar a cerimônia fora da igreja. Esse tipo de casamento atende todos os tipos de noiva, das clássicas até as boho chique.
Foto: Katarina Holanda Fotografia.
Fotografia: Lara Zapata (Sonhos Altos - Fotografia com Poesia).
Casamento Civil no cartório:
Esse tipo de casamento pode se adequar a vários estilos de noivos. Tem pessoas que se casam no civil primeiro e depois pedem a bênção religiosa. E existem casais que não querem se casar na igreja ou que não tem condições de fazer uma festa e preferem uma cerimônia mais simples e intimista, logo optam por casar em um cartório com a presença de um juiz de paz. Geralmente é mais em conta, pois só é necessário pagar as taxas do cartório e você não precisa se preocupar com o local da cerimônia. Esse casamento pode também muito especial e com a cara dos noivos. E as noivas podem sim se vestir de noiva e usar branco se quiserem! Fica um charme só!
Foto: Katarina Holanda Fotografia.
Foto: Katarina Holanda Fotografia.
Foto: Katarina Holanda Fotografia.
Casamento na Igreja:
Esse tipo de casamento é celebrado em um templo religioso e varia de acordo com a religião do casal. Porém não significa que o casal não possa ter uma cerimônia religiosa quando optam por casar no campo ou no salão, por exemplo. Como eu já havia comentado, isso depende da religião e suas tradições. Geralmente é um casamento mais dispendioso, pois o local da cerimônia e recepção são diferentes e vocês vão acabar gastando mais com decoração. Mais isso vai depender dos sonhos do casal. Assim como existem igrejas que não permitem decoração. é muito importante se informar antes de contratar serviços e se decidir. Esse casamento pode ser tradicional, com a noiva de branco e etc ou sem bem simples e intimista.
Foto: Katarina Holanda Fotografia.
Foto: Katarina Holanda Fotografia.
Casamento no salão:
Geralmente nesse estilo de casamento os noivos optaram por fazer a cerimônia e a recepção no mesmo local. Existem alguns salões que disponibilizam todo o serviço de buffet e decoração em pacotes inclusos na locação. Vale a pena perguntar sobre as condições de cada fornecedor.
Foto: Katarina Holanda Fotografia.
Casamento na praia:
Os preparativos desse estilo de casamento são os mesmos que em qualquer outro. O que vai mudar é que as vezes ele se torna um destination-wedding, em que os convidados tem que viajar. Geralmente é uma cerimônia mais intimista e com um contato lindo com a natureza. Se você optar por esse tipo de casamento, fique atenta ao marcar a data! Não pode ser uma época chuvosa ou de alta temporada (se você não quiser pagar muito caro por isso). Os trajes desse tipo de casamento são mais leves, tanto para os noivos quanto para os convidados.
Foto: Katarina Holanda Fotografia.
Casamento em casa:
Esse estilo de casamento é muito comum em outros países, conhecido também como casamento "fundo de quintal". É extremamente intimista e aconchegante! Os noivos tem muito mais liberdade de deixar a cerimônia com a cara do casal. é um casamento mais econômico, já que a cerimônia e a recepção são no mesmo local e você não paga nada pelo aluguel...
Foto: Katarina Holanda Fotografia.
Foto: Katarina Holanda Fotografia.
Se vocês gostaram do trabalho dessas fotógrafas, entrem em contato com essas lindezas! Elas vão amar fazer parte do sonho de vocês!
Katarina Holanda:
http://www.katarinaholanda.com
Lara Zapata:
http://www.sonhosaltosfotografia.com.br
Então é isso, meninas! Espero que tenham gostado! Se vocês tiverem alguma dúvida, sugestão ou quiserem alguma dica em específico, deixem um comentário que eu retorno pra vocês!
Espero que tenham gostado!
Grande beijo,
Camila.